Após quase oito décadas, a seleção tetracampeã mundial terá um novo patrocinador; ministros criticaram a decisão da Federação Alemã de Futebol
A substituição da Adidas pela gigante americana Nike como patrocinadora e fornecedora de material esportivo da seleção alemã de futebol provocou uma crise que chegou até o governo do país. Nesta sexta-feira, alguns políticos abordaram o tema e criticaram a decisão, apontando uma “falta de patriotismo” por parte da Federação Alemã de Futebol (DFB).
- Não consigo imaginar uma camisa alemã sem as três listras. Adidas e preto-vermelho-amarelo”, cores da bandeira alemã, sempre foram inseparáveis para mim. Eu teria apreciado um pouco mais de patriotismo local – disse o ministro da Economia e vice-chanceler, Robert Habeck.
Na quinta-feira passada, a Federação Alemã de Futebol comunicou que vai trocar de fornecedora de material esportivo. A entidade fechou contrato com a Nike de 2027 até 2034, para equipar as suas seleções nacionais. A federação era parceira da Adidas (empresa que é do mesmo país) há mais de 77 anos. O anúncio aconteceu a menos de três meses do início da Eurocopa 2024, que acontecerá na Alemanha entre 4 de junho e 14 de julho.
Outros políticos reforçaram o coro contra a mudança na fornecedora de material esportiva da seleção alemã. Através do Twitter, o ministro da Saúde, o social-democrata Karl Lauterbach, também manifestou sua decepção com a mudança. A escolha de uma empresa americana para vestir a seleção alemã é “um erro”, lamentando que “o comércio destrua uma parte da pátria e uma tradição”.
Ao ser questionado sobre a decisão em uma cúpula da União Europeia em Bruxelas, o chanceler alemão Olaf Scholz não quis avaliar a mudança.
Markus Soder, ministro-presidente da Baviera, região sul da Alemanha onde a Adidas está sediada, foi outro político a comentar sobre o assunto e questionar uma possível perda de identidade da seleção nacional com a mudança para a Nike.
Uma questão financeira. O futebol alemão sempre fez parte da história econômica alemã. A seleção nacional, que joga com as três listras, era tão identificável como dizer que a bola é redonda e que uma partida dura 90 minutos – declarou.
Segundo a imprensa local, a troca da Adidas para a Nike é motivada por problemas financeiros que vão além da Federação Alemã de Futebol. A Alemanha passa por um período de estagnação econômica, e a substituição da Adidas obscurece ainda mais suas perspectivas, após outro símbolo de sua indústria. Recentemente, a fabricante de automóveis Volkswagen ter sido preterida como patrocinadora da Eurocopa-2024 por sua rival chinesa BYD.
Fim de um era
Ao longo de mais de sete décadas, a Adidas foi a patrocinadora das seleções da Alemanha nas conquistas de quatro títulos da Copa do Mundo e três da Eurocopa masculinas, dois troféus da Copa do Mundo e mais oito taças da Euro femininas.
Segundo a federação de futebol da Alemanha, a Nike ofereceu a melhor oferta do ponto de vista econômico, e também convenceu a entidade com a sua visão. De acordo com o jornal “Bild”, a empresa norte-americana deve pagar mais do que os 50 milhões de euros (R$ 272,3 milhões) que a companhia alemã desembolsa por ano.